Hospital Helvio Auto comemora 110 anos oferecendo testes e consultas abertas à população

Hospital Helvio Auto comemora 110 anos oferecendo testes e consultas abertas à população


Em comemoração ao aniversário de 110 anos do Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), a Gerência de Gestão da instituição vai promover uma semana inteira de comemorações e eventos voltados à comunidade, com a realização de testagens para detectar o vírus HIV, da hepatite B e C e sífilis, além da consulta com dermatologistas que farão análise de lesões suspeitas de câncer de pele.  Esses serviços abertos à população acontecerão nesta quinta-feira (5), de 8h às 14h, no pátio do hospital, localizado no Trapiche da Barra, em Maceió.

Inaugurado oficialmente em 2 de maio de 1912, o Helvio Auto foi a primeira instituição pública voltada ao tratamento de doenças infectocontagiosas na capital alagoana, que tinha como missão o atendimento de doentes de todo Estado de Alagoas.

A instituição foi inaugurada com o nome de Hospital de Isolamento do Estado, no governo do coronel Macário Lessa, tendo como primeiro diretor o dr. Hebreliano Maurício Wanderley. Construído no Trapiche da Barra, na época ainda um povoado distante três quilômetros do Centro de Maceió, o hospital era responsável pelo recebimento e tratamento das principais doenças infectocontagiosas e parasitárias do início do século XX.

No decorrer dos anos, ele foi denominado de Hospital de Doenças Tropicais Constança de Góes Monteiro e, após 1998, recebeu o nome de Hospital Escola Dr. Helvio Auto, em homenagem a um dos maiores médicos infectologistas e pioneiro na pesquisa em doenças infecciosas e antibióticos do país, além de ter sido professor e médico efetivo da própria instituição.

Eventos abertos à população
As comemorações pelo aniversário incluem inauguração de uma galeria histórica do hospital, ato ecumênico, lançamento de um documentário e, no próximo dia 5 (quinta-feira), serviços abertos à população. Para participar dos testes para detectar HIV, Hepatite B e C e sífilis, o cidadão deve trazer um documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência.

Os resultados dos testes rápidos saem em torno de 30 minutos. Após a testagem, o cidadão será encaminhado para sala de espera para acolhimento e aconselhamento individual com a equipe de Psicologia. Aos que forem diagnosticados, a primeira consulta médica já é realizada em seguida.

Além dos testes, também haverá consulta com dermatologistas para observar lesões indicativas de câncer de pele. Durante o exame morfológico, o médico observará o tamanho, forma, cor e textura das lesões em questão, e se há sangramento ou descamação.  Caso alguma lesão suspeita seja encontrada, o paciente já será encaminhado para uma biopsia.

“É uma forma de incluirmos a população em nossa comemoração pelos 110 anos do hospital, e não haveria uma maneira melhor do que oferecer os nossos serviços, facilitando o acesso e garantindo o atendimento e encaminhamento dos pacientes que necessitarem”, explicou a gerente de Gestão Hospitalar do HEHA, Alceny Pereira.

Assessoria

Categoria:Exemplo de categoria